quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mensagem da presidente do SINTE Regional de Picos

O ano de 2010 foi marcado pela luta dos trabalhadores em educação pela garantia e defesa dos direitos e pela valorização profissional. Um ano marcado pela sobrevivência da educação do Piauí, graças ao compromisso, competência e ética dos trabalhadores em educação.

Por um lado os educadores (professores e funcionários de escola) se mantiveram firmes no cumprimento dos seus deveres. Por outro lado, tivemos um governo insensível e sem compromisso com a educação e, portanto, prejudicando toda uma categoria responsável pela formação de crianças, jovens, homens e mulheres do nosso estado.

Foram realizadas manifestações, paralisações e audiências onde o governo se comprometia na resolução dos problemas e, portanto, os trabalhadores recuavam do movimento diante da sinlização positiva do governo.

E o que vimos foi um governo que não honrou com seus compromissos, com atitudes e manobras para a desvalorização do profissional da educação. Diante desse quadro tivemos um aprendizado e estamos fortalecidos para a organização de nossa luta, estamos conscientes das manobras do governo que iremos enfrentar.

É preciso continuar lutando e reconquistar os nossos direitos e perdas salariais. Em 2011 vamos organizar um movimento sólido, com a contribuição de cada trabalhador e trabalhadora em educação. É preciso fortalecer a luta, nossa união, termos muita determinação para garantirmos nossos direitos e exigir do governo compromisso com a educação.

Desejo que o natal, tempo de fé, renove em cada um de nós o espírito de paz e da fraternidade, fortalecendo nossas esperanças de um ano novo repleto de grandes conquistas e grandes realizações. São os votos da diretoria do SINTE/PI Regional de Picos.


Giselle Dantas - presidente do SINTE/PI Regional de Picos

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Professores podem deflagrar greve

Depois das declarações de Átila Lira, indicado para a Secretaria de Educação e Cultura do Piauí, os trabalhadores em educação marcaram uma assembleia para decidirem sobre uma greve geral. A assembleia está marcada para o dia 31 de janeiro de 2011.

A categoria cobra a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional, aprovado há dois anos, reajuste na regência e na gratificação dos diretores e secretários de escolas e contratação de vigias, zeladores e merendeiras.

Átila Lira declarou que só vai retormar as negociações com os educadores no final do primeiro semestre e que os reajuestes dependem de acordo com o MEC.

Para a presidente do SINTE/PI, Odeni Silva, "é impossível falarmos de trégua já que não recebemos reajuste no ano de 2010 e ainda estamos cobrando a implantação do piso, que é lei e precisa ser cumprida".

Fonte: Portal Cidade Verde

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Átila Lira diz que reajuste só em 6 meses

O novo secretário estadual de educação Átila Lira, em entrevista a TV Cidade Verde ontem (20), informou que o aumento salarial dos professores da rede estadual de ensino só será repassado daqui a seis meses. Ele afirmou ainda que o repasse depende de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Átila Lira declarou que "apesar do aumento do piso salarial se dar em janeiro de 2011, retomaremos as conversações no final do primeiro semestre", tempo, de acordo com ele, para acertar as contas do estado.

Durante a entrevista Átila Lira falou também sobre o ISEAF. O instituto continua vinculado a SEDUC. Outra proposta apresentada pelo gestor é a criação de um índice que vai medir a qualidade da educação no estado, seguindo o modelo do Ideb.

Fonte: Portal Cidade Verde

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Licença prêmio só será liberada para efeito de aposentadoria

Os trabalhadores em educação tem o direito de gozar a licença prêmio a cada dez anos de trabalho. Pela lei, são seis meses afastados das atividades. No Piauí, a licença prêmio será liberada somente para efeito de aposentadoria.

O período para dar entrada no processo começou no dia 01 e vai até o dia 31 de dezembro. O SINTE Regional de Picos fará a última viagem a Teresina no dia 16 de dezembro. Os trabalhadores em educação interessados em dar entrada no processo devem procurar o escritório do sindicato até o dia 15/12.

Para dar entrada no processo é necessária a seguinte documentação:
  • requerimento assinado pelo requerente;
  • requerimento assinado pela diretora da escola e diretora regional;
  • declaração da escola, com ou sem o nome do substituto;
  • cópias do CPF, RG e do último contracheque.

Mais informações pelo telefone 89 3422 3392.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Renovação de carteiras IAPEP e PLAMTA

Os trabalhadores em educação filiados ao SINTE que estão com as carteiras do PLAMTA e IAPEP vencidas podem procurar a secretaria geral para encaminhamento das renovações. A secretaria Marice Wanny vai receber a solicitação no dia 28 de cada mês. Para solicitar a renovação é necessário apresentar uma procuração, as carteiras vencidas e cópias do contra cheque e RG.

Mais informações pelo telefone 89 3422 3392.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SINTE Picos realiza manifestação


































O SINTE Regional de Picos realizou na manhã de hoje (22) uma manifestação em frente a sede do sindicato com a participação de professores, alunos e pais de alunos. A ação faz parte da decisão dos trabalhadores em educação da rede pública estadual de paralisar as atividades por 72 horas, nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

A categoria está em campanha salarial e reivindica reajuste do piso para R$1.312,00; mudança de classe; reajuste na regência, na gratificação dos diretores e dos secretários de escola e contratação de vigias, zeladores e merendeiras.

Na sexta-feira (24) será realizada uma assembleia em Teresina, em frente ao Palácio de Karnak, às 9h da manhã. Os trabalhadores em educação da região de Picos estão convidados para uma reunião na segunda-feira (27) , 9h30, no auditório do SINTE Regional de Picos.

Mais informações pelo telefone (89) 3422 3392.








terça-feira, 7 de setembro de 2010

SINTE entra com ação judicial contra o estado

Mais de 1.300 trabalhadores em educação tem direito a receberem o acesso, que deveria ser assinado em maio deste ano. Numa ação que contraria a legislação, o atual governador do estado ao assumir o cargo, publicou um ofício informando que a partir daquela data nenhum funcionário do estado seria promovido e não haveria assinatura de acessos.

Diante do não cumprimento da Lei Complementar nº 71, o setor jurídico do SINTE Piauí ingressou com uma ação judicial para que seja determinado ao Estado do Piauí que conceda o acesso referente ao mês de maio de 2010, a todos os trabalhadores em educação, na função de magistério, que tenham cumprido as exigência da lei.

O processo está tramitando na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina/PI. Até agora o sindicato não recebeu nenhum parecer da justiça e a categoria aguarda uma resposta positiva, já que a ação do governo fere direitos garantidos por lei aos educadores.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Assembleia geral em Picos

O SINTE Regional de Picos vai realizar no dia 14 de setembro uma assembleia geral, a partir das 9h30, no auditório do sindicato. O encontro tem como pauta a escolha de representantes para participarem da assembleia geral em Teresina, no dia 16 de setembro.

A programação da viagem inclui saída do escritório do SINTE Picos às 3h30 da manhã com destino à Teresina e retorno para Picos às 15h, saindo do escritório do SINTE estadual.

Participe!

Agenda de visitas

A direção do SINTE Regional de Picos dá continuidade à visita das cidades que compõem a regional. No dia 31 de agosto, a reunião foi em Santo Antônio de Lisboa, na sexta (03/09) foi a vez dos educadores de Monsenhor Hipólito receberam a visita da diretoria.

Nesses encontros são repassadas informações para os educadores, discusão do tema "Papel do sindicato, participação dos trabalhadores" e mobilização para a assembleia geral em Teresina no dia 16 de setembro.

O próximo encontro será em Francisco Santos, no dia 10 de setembro. Todos os trabalhadores em educação da cidade e região estão convidados para participarem.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SINTE inicia agenda de visitas

O SINTE Regional de Picos deu início a agenda de visitas as cidades que compõem a regional. Na última sexta- feira (20) a presidente Giselle Dantas e a secretária de assuntos sindicais Ana Joana estiveram na cidade de Santa Cruz, onde reuniram os trabalhadores em educação de Santa Cruz e Wall Ferraz.

O encontro foi aberto com uma dinâmica, logo após teve palestra com discussão tratando do tema "Papel do sindicato, participação dos trabalhadores" e informes gerais. A direção do sindicato está definindo novas datas e outras cidades que serão visitadas. A programação inclui todas as cidades da regional.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Programa A Voz da Educação em novo horário

Devido a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, o programa A Voz da Educação estará em novo horário durante a campanha. O programa será exibido de 13h30 às 14h, todo sábado na Rádio Educativa Cultura FM. Depois das eleições o programa volta ao horário normal, de 13h às 13h30.

domingo, 15 de agosto de 2010

SINTE recebe homenagem da Rádio Cultura


Na noite de quinta-feira (12) o SINTE Regional de Picos recebeu homenagem da Rádio Educativa Cultura FM. A emissora está comemorando 3 anos de fundação e realizou um evento com a participação de funcionários, colaboradores e parceiros para festejar a data. O Programa A Voz da Educação do SINTE é transmitido pela Rádio Educativa Cultura todo sábado, de 13h às 13h30.

A irmã Valdinéia, gerente administrativa da emissora, declarou que o programa do sindicato "representa o compromisso com a educação e ao mesmo tempo uma parceria que ajuda a cumprir a missão de transformação social, com o objetivo exclusivamente educativo e cultural".

Há quase três anos o programa é veiculado pela emissora que tem alcance em toda região de Picos e alguma cidades do Ceará e Pernambuco. Também é possível acompanhar a programação pelo site www.culturadepicos.fm.br.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Site da SEDUC está desatualizado

Quem acessa o site da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí< http://www.seduc.pi.gov.br/> encontra apenas links com acesso para a Plataforma Freire, Portal do MEC e Olimpíada de Língua Portuguesa. Não há qualquer notícia disponível e essa situação foi verificada a quase um mês. A assessoria de comunicação do SINTE/PI Regional de Picos enviou e-mail para a SEDUC, mas até agora não recebeu resposta sobre os motivos para a falta de atualização do site. Quando o portal for restabelecido informaremos aqui pelo blog do SINTE Picos.

Encontro de Diretores do SINTE/PI será realizado em Teresina

Começa nessa sexta-feira (13) o Encontro de Diretores do SINTE/PI. Estarão presentes os diretores de todas as regionais do sindicato. A Regional de Picos será representada pela presidente Giselle Dantas, e os diretores Itanilda Lima do Nascimento, Marice Wanny Lima Batista, Josefa de Carvalho Feitosa, Ana Joana de Sousa, Iraneide Rodrigues dos Santos, Ana de Araújo Rocha Borges, Ismael Bezerra Nelson, Maria do Carmo Meneses, Maria das Graças Soares Costa, Maria Waldete Leal Barbosa, Maria Assunção Bezerra e Maria José dos Santos Carvalho. O encontro terá duração de dois dias e tem como objetivo planejar as ações das diretorias para o triênio 2010/2013.

Educadores tentam audiência com o governador

Diante da ausência de resposta da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, o SINTE/PI, juntamente com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, Sindicato dos Servidores em Saúde Pública do Estado do Piauí – SINDESPI, Sindicato dos Servidores da Fundação Cultural do Estado do Piauí – SINDISFUC, Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado do Piauí – SINDPD/PI, Sindicato dos Servidores do Sistema Estadual de Planejamento – SINSEPLAN e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Piauí – SINTEPI elaborou um novo ofício, dessa vez endereçado ao governador do estado Wilson Martins. O ofício apresenta as reivindicações das categorias representadas por seus sindicatos e são as seguintes:

  • Recomposição Salarial de 4,3% sobre os vencimentos servidores estaduais, exceto para os que já foram contemplados;
  • Mudança de classe dos professores, garantidos pela Lei n° 71, aprovada em 2006;
  • Gratificação de plantão em enfermaria aos servidores da SESAP, lotados nos hospitais do interior;
  • Gratificação de incentivo a melhoria a assistência à saúde – GIMAS, aos servidores lotados nos hospitais do interior;
  • Regulamentar a jornada de trabalho dos servidores da SESAP;
  • Discussão da melhoria do IAPEP e PLAMTA;
  • Implantação do Hospital do Servidor e do Projeto Alô Saúde;
  • Autonomia para que a Emgerpi negocie com as entidades representativas dos trabalhadores celetistas;
  • Continuidade das promoções dos servidores do Plano Geral (Lei n° 038).
Mais uma vez o governo não demonstrou interesse em marcar uma audiência com os sindicatos. O ofício foi enviado no dia 28 de julho de 2010 e até agora os sindicatos não receberam resposta do governador.

Caso o governador não receba os sindicatos nos próximos dias, o SINTE/PI vai convocar todos os trabalhadores em educação para uma assembleia. Nesse encontro, o sindicato quer ouvir o posicionamento da categoria quanto as reivindicações apresentadas e o desinteresse do governo em discuti-las.

SINTE apresenta pauta de reivindicações à SEDUC

O SINTE/ PI enviou um ofício para a secretária de educação Maria Xavier no dia 08 de julho de 2010 solicitando uma audiência e apresentando os pontos a serem discutidos. No ofício foram apresentadas as seguintes reivindicações:

  • Aumento de 4,3% que não consta na folha de pagamento dos técnicos;
  • Falta de vigias nas escolas da capital e interior;
  • Férias dos auxiliares de serviços de vigilância e serviços gerais;
  • Corte dos vales dos vigias quando há feriados já que os mesmos trabalham nestes dias;
  • Informações sobre a implementação da jornada de trabalho dos vigias no interior;
  • Decreto de renovação do concurso de 2007;
  • Adicional de periculosidade para os vigias;
  • Insalubridade das merendeiras e serviços gerais;
  • Discutir as condições de trabalho nas escolas com os programas Mais Educação/ Escolas de Tempo Integral/ Jornada Ampliada;
  • Quadro de necessidade dos vigias e zeladoras;
  • Pelotão escolar;
  • Falta de segurança;
  • Suspensão do pagamento das férias dos vigias que estão tirando férias acumuladas;
  • Informações sobre o enquadramento dos funcionários com mais de 10 anos;
  • Situação dos funcionários que estão com duas férias acumuladas;
  • Mudança de categoria dos motoristas de agente operacional para técnicos de nível médio;
  • Gratificação de secretárias de escolas;
  • Observação sobre ingerência de algumas direções de escolas para com os agentes operacionais.
O sindicato não recebeu nenhuma resposta da secretaria e preparou um novo ofício, agora enviado ao governador Wilson Martins.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Secretarias e escolas devem regularizar termos de adesão

Os termos de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) feitos por 1.685 entidades devem ser regularizados com urgência. Caso contrário, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas federais que estão com o documento em diligência podem ter problemas para receber os livros didáticos que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encaminha todos os anos às escolas públicas do país.As principais falhas identificadas pelos técnicos do FNDE são: a assinatura que consta no termo de adesão não confere com a da cópia do documento de identificação enviado; o gestor não enviou a cópia do documento; envio de termo diferente do original.No portal eletrônico do FNDE, em Consulta e emissão de termo de adesão ao PNLD, os gestores públicos podem conferir qual é a pendência referente ao seu estado, município ou escola federal e providenciar a regularização.Regra – A nova regra que determina a adesão ao programa do livro didático como pré-requisito para o recebimento das obras passou a valer este ano. O objetivo é garantir maior controle na distribuição dos exemplares às escolas. As escolas federais, as prefeituras e as secretarias estaduais de educação tiveram até 30 de junho para enviar o termo assinado ao FNDE. No total, 95,5% das entidades aderiram ao programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Carreira dos funcionários da educação: vitória da CNTE

Nesta quarta-feira (4/8), o ministro da Educação Fernando Haddad homologou a Resolução nº 5 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, instruída pelo Parecer CNE/CEB nº 09 /2010. Ambos foram relatados pela Conselheira do CNE, professora Maria Izabel Azevedo Noronha, presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e ex-secretária geral da CNTE.
Após processo de audiências públicas nacionais, tanto a Resolução como o Parecer absorveram inúmeras contribuições de educadores, pais e gestores, o que demonstra ser possível tratar de forma democrática todos os assuntos relacionados à educação, inclusive a carreira de seus profissionais.
A CNTE comemora mais esta vitória, em especial do segmento dos Funcionários da Educação, ao mesmo tempo em que reconhece que a luta não acabou. Agora, é preciso fazer avançar, no Congresso Nacional, os projetos de leis que visam instituir o piso salarial profissional nacional e as diretrizes nacionais para a carreira de todos os profissionais da educação. Outra questão essencial refere-se à inclusão de objetivos e metas no novo Plano Nacional de Educação que garantam, efetivamente, uma mudança de paradigma na formação e na valorização dos profissionais da educação básica.
Contudo, bem sabemos que não basta aprovar leis. É preciso fazer valê-las! O piso do magistério é a prova disso, razão pela qual a mobilização da categoria junto a prefeitos e governadores continua sendo essencial. Mudar essa realidade é tarefa de toda a sociedade. E, nós, trabalhadores em educação, podemos e devemos usar nossa condição de formadores de opiniões para alertar a sociedade sobre quem cumpre ou não as leis. As eleições gerais se aproximam e é passada hora de exercermos nossa cidadania.

Fonte: CNTE

sábado, 17 de julho de 2010

Empossada nova diretoria do SINTE Regional de Picos


Na noite de sexta-feira (16) foi empossada a nova diretoria do SINTE Regional de Picos, Gestão A Luta Continua, triênio 2010/2013. A programação começou logo cedo com uma missa em ação de graças transmitida pela Rádio Cultura FM. À noite os diretores foram empossados pela presidente do SINTE Piauí, Odeni de Jesus Silva. Educadores de Picos e região estiveram presentes na solenidade, a estimativa de público é de mais de 400 pessoas. A presidente do SINTE Regional de Picos, Giselle Dantas, fez um discurso emocionado, onde agradeceu pela renovação do voto de confiança e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando por melhores condições de salário e trabalho para os educadores. Após a posse foi servido um jantar e a festa continuou com música ao vivo.

A Gestão A Luta Continua:
Presidente: Giselle Maria Martins Dantas
vice-presidente: Antonio Alexandre Moura
secretaria de finanças: Itanilda Lima do Nascimento
secretaria geral: Marice Wany Lima Batista
secretaria de assuntos educacionais: Josefa Feitosa
secretaria de assuntos sindicais e populares: Ana Joana de Sousa
secretaria de formação: Iraneide Rodrigues dos Santos
secretaria de política social e cultural: Ana de Araújo Borges
secretaria de administração: Ismael Bezerra Nelson
secretaria de comunicação: Maria do Carmo Menezes
secretaria de aposentados: Maria das Graças Soares Costa
Suplentes:
Maria Waldete Barbosa
Clotildes Rodrigues
Maria de Assunção Bezerra
Maria José Carvalho
Maria do Socorro Borges Leal
Marlange Pimentel Pereira

Fotos disponíveis no link

Em breve mais fotos da solenidade.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cadastramento de aposentados

A Gestão A Luta Continua tem como meta de trabalho a participação ativa dos educadores aposentados, promovendo seminários, encontros, confraternizações e envio de informações para o endereço dos aposentados cadastrados. O sindicato tem hoje 149 educadores aposentados que são sócios, mas não são cadastrados. O cadastro consiste no fornecimento do endereço, telefone para contato e data de aniversário. Com esses dados o SINTE Regional de Picos terá um canal direto de comunicação com esses educadores. Se você é aposentado e não recebe as correspondências do SINTE, cadastre-se já! Você pode entrar em contato pelo telefone (89) 3422 3392 ou pelo email: sintepicos@gmail.com. Agradecemos a colaboração.

Aposentados sim; Inativos nunca; Educadores sempre!

Gestão: A Luta Continua!

Posse será dia 17 de julho

A posse da diretoria eleita do SINTE Regional de Picos, gestão "A Luta Continua 2010/2013" será dia 17 de julho no Clube do Professor. A programação terá início às 6h com Missa em Ação de Graças, transmitida pela Rádio Cultura FM e às 18h30 solenidade de posse no Clube do Professor. Interessados em participar devem confirmar presença atá o dia 15 de julho, pelo telefone (89) 3422 3392. A diretoria convida todos para participarem do evento e agradecem a todos que contribuíram e acreditaram no trabalho da gestão.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Chapa 1 vence eleições

Foi encerrada a apuração dos votos na Regional de Picos. A Chapa 1 - A Luta Continua, encabeçada pela professora Giselle Dantas venceu as eleições. A Chapa 1 recebeu 726 votos contra 364 da Chapa 2 - Sindicato é pra Lutar, que teve como candidata a presidente a professora Maria da Conceição. Foram disponibilizadas urnas em 11 municípios da região e uma em Picos. Os primeiros resultados apurados foram das cidades da região, onde a Chapa 1 obteve 297 votos, 147 a mais do que a Chapa 2. Em Picos a maioria foi de 211 votos. A data da solenidade de posse ainda será definida pela comissão.

Eleições 2010: começa apuração de votos em Picos

A comissão eleitoral e os fiscais já começaram a apuração de votos na Regional de Picos. A votação foi encerrada às 21h e logo começaram a chegar os resultados das cidades que compõem a regional . Os votos de Picos ainda estão sendo contados. Os números:

Chapa 1 A luta Continua! chapa 2 Sindicato é pra Lutar!
Bocaina
11 21
Francisco Santos
58 6
Ipiranga
24 17
Monsenhor Hipólito
22 3
São José do Piauí
32 3
Santa Cruz do Piauí
54 15
Santo Antonio de Lisboa
28 9
Sussuapara
15 3
Dom Expedito Lopes
30 39
Isaías Coelho
4 10
Itainópolis
19 24

Em breve traremos o resultado definitivo.

Educadores elegem nova diretoria do SINTE

Começou na manhã de hoje (22) a votação para a escolha da nova diretoria do SINTE/PI Regional de Picos. Os trabalhadores em educação aptos a votar poderão se dirigir a um local de votação até às 21h. Picos tem uma urna na Escola Normal Oficial de Picos. Duas chapas concorrem nessas eleições: a chapa 1 - A Luta Continua, que tem como candidata a presidente a professora Giselle Dantas, atual presidente do sindicato, e na oposição a professora Maria da Conceição encabeçando a chapa 2 - Sindicato é Pra Lutar. No momento da votação é preciso apresentar um documento com foto. Os educadores que se associaram depois do dia 30 de abril de 2010 não podem votar nessas eleições. Representantes da comissão eleitoral estão presentes nos locais de votação e na sede do sindicato. O telefone (89) 3422 3392 pode ser contatado para mais informações.

sábado, 5 de junho de 2010

Prorrogadas matrículas na Plataforma Feire

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR prorroga os Cursos da Plataforma Freire as pré-inscrições na Plataforma Freire para professores da rede pública municipal e estadual para o próximo dia 07 de junho. Os interessados devem realizar a pré-inscrição pelo endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br

Para o 2º semestre de 2010 estão sendo ofertados cursos presenciais especiais de Primeira Licenciatura (destinados aos professores sem formação superior), Segunda Licenciatura (destinados aos professores que já possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área de formação) e de Formação Pedagógica (destinados aos professores que possuem apenas bacharelado).

A Primeira Licenciatura é destinada aos professores sem formação superior, enquanto a Segunda Licenciatura destina-se aos professores licenciados, mas que atuam fora de sua formação específica e Formação Pedagógica para bacharéis sem licenciatura.

fonte: SEDUC

Duas chapas concorrem as eleições do SINTE

No dia 22 de junho serão realizadas eleições diretas para a escolha da nova diretoria do SINTE, Regional de Picos. A nova diretoria ficará a frente do sindicato no triênio 2010/2013. Duas chapas concorrem as eleições. A Chapa 1 - A Luta Continua, tem como candidata a presidente Giselle Dantas, atual presidente do sindicato que concorre a reeleição. A professora Maria da Conceição é candidata a presidente na Chapa 2 - Sindicato é pra lutar. A votação começa às 8h da manhã e deve encerrar às 21h. Picos terá uma urna, que ficará na Escola Normal Oficial de Picos. Os municípios com mais de 25 trabalhadores em educação filiados, como Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antonio de Lisboa, Sussuapara, Bocaina, São José do Piauí, Dom Expedito Lopes, Ipiranga, Santa Cruz, Isaías Coelho e Itainópolis, também terão urnas, nos outros municípios os trabalhadores em educação devem se dirigir ao local mais próximo de votação. Estão aptos para votar os sócios do sindicato que se associaram até o dia 30 de abril de 2010. No momento da votação é necessária a apresentação de documento com foto, como a carteira de sócio do SINTE, R.G., carteira de trabalho, e outros. A comissão eleitoral está toda a semana no sindicato disponível para tirar dúvidas, orientar candidatos e eleitores, e receber denúncias. De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Maria do Amparo Luz, o processo eletivo corre tranquilamente. Ela faz um convite a todos os trabalhadores em educação para que votem no dia 22 de junho. "Espero que todos compareçam, porque é uma obrigação nossa, o sindicato é para falar para todos, por todos, o sindicato não é da chapa 1 ou da chapa 2, ele é de todos", declarou.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bons projetos de alfabetização serão premidos pela Medalha Paulo Freire

Experiências de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, realizadas pelas unidades da Federação, podem participar do concurso Medalha Paulo Freire. As inscrições acontecem até o dia 28 de maio, sendo dirigido a projetos e programas desenvolvidos por universidades, movimentos sociais, organizações não-governamentais e os vinculados às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A iniciativa é do Ministério da Educação e tem objetivo de reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam ações bem sucedidas na alfabetização e educação de jovens e adultos. A Medalha tem caráter cultural e educacional e não está vinculada a prêmio de qualquer natureza. Podem concorrer experiências iniciadas até novembro de 2009. Cada entidade ou instituição participa com apensa um projeto.

Desde a primeira edição, em 2005, até 2009, o certame distribuiu 13 medalhas para entidades. Nas edições de 2005, 2006 e 2009, os vencedores receberam medalha criada pelo artista e escultor pernambucano Francisco Brennand. Em 2010, a medalha será produzida pela Casa da Moeda.

No ano de 2010 a Medalha Paulo Freire será concedida às experiências de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculadas à alfabetização, sua continuidade no Ensino Fundamental e Médio, além de sua interface com o mundo do trabalho.

O processo de concessão da Medalha Paulo Freire é conduzido pela Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos (DPEJA)/SECAD/MEC, juntamente com a Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) e com os Fóruns Estaduais e Distrital de Educação de Jovens e Adultos.

A concessão da Medalha Paulo Freire, concedida anualmente, tem caráter exclusivamente cultural e educacional, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento pelos concorrentes, tampouco é vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço.

Fonte: SEDUC/PI

MEC formaliza exame para carreira docente

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) as regras para criação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo ajudar prefeituras e governos estaduais a selecionar professores para a educação básica.

Na semana passada, o Inep colocou em consulta pública, as diretrizes que vão orientar a elaboração da prova. Hoje, além de definir o papel do exame, a portaria publicada no Diário Oficial determina que as secretarias estaduais e municipais interessadas em utilizar a avaliação como seleção de profissionais devem formalizar a adesão à prova no Inep. Cada secretaria tem liberdade de definir como quer aproveitar as notas obtidas pelos candidatos.

Segundo o documento, os resultados também poderão ser utilizados pelos professores como parâmetro para uma auto-avaliação e ainda servirão para que os gestores tenham um diagnóstico da formação dos docentes e possam orientar melhor políticas públicas para a área. A prova será realizada anualmente em todo o País.

Os prazos para a primeira seleção ainda não foram definidos. O Inep deverá decidir o período de inscrições dos candidatos e a data de realização da prova depois que a consulta pública da matriz de habilidades e competências que serão avaliadas pelo exame seja finalizada e o documento final fique pronto.

Com as regras fixadas pela portaria, fica claro que a avaliação para os futuros docentes seguirá moldes parecidos aos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As duas avaliações ganharam as mesmas funções: avaliação, diagnóstico e seleção.

Fonte: CNTE